sexta-feira, 28 de março de 2008

Ligue seu Bluetooth!!

Antigamente não passavam de simples Panfletos e Outdoors, relacionar-se com as massas com objetividade e clareza, esse era o lema dos tipos de Mídia, na época em que começou a ser explorada. Atualmente não restou nenhum resquício dessa ingenuidade
e simplicidade. A praticidade é a regra que rege os vários tipos de mídia que comandam o mercado, elas estão em banheiros de barzinhos, adesivos colados em janela de ônibus ou pregados no chão em algum Shopping Center, o que vale é chamar atenção dos prováveis consumidores do produto a ser divulgado, mas há quem tema que esses meios, por poluírem visualmente os locais de exposição, venham a perder sua função em parte. Essas pessoas optam por outros tipos de mídia, uma mídia mais "limpa". Mas como ser original sem ser inconveniente? Uma peça original é aquela que gera surpresa agradável ao consumidor. É preciso gerar também a experiência. O simples fato de receber um conteúdo não gera experiência necessariamente. É preciso surpreender, inovar, criar. Quando o usuário interage positivamente com a marca acontecem bons resultados na sua relação com seus produtos.

Após ocorrer uma evolução avassaladora dos meios de comunicação e aparatos tecnológicos, a mídia adquiriu inúmeras opções de propagação, SMS, Pop-Ups, E-mails, entre muitas outras opções. Meios que para nós, não passam do nosso cotidiano. Mas a inovação que tem invadido o Brasil nos últimos anos é a Mídia Bluetooth. O Bluetooth foi criado para ser uma maneira de parelhos tecnológicos se comunicarem através de uma rede Sem Fio (Wireless). Utilizando-se de ondas de rádio de curta distância, essa tecnologia permite dentre muitas outras coisas, fazer a comunicação entre celulares a um custo zero. Foi pensando nisso que as empresas mais por dentro das tecnologias de comunicação criaram o Bluetooth Marketing. Essa novidade bastante atraente consiste em mandar informações através de um dispositivo fixo ou móvel, para os aparelhos de celular que circulam próximo e estejam com o Bluetooth ativado. Embora seja inovadora, a novidade tem encontrado dificuldades no nosso país. A principal delas é a falta de costume da população de deixar o Bluetooth do seu celular ligado permanentemente. O maior benefício desse tipo de mídia é que, ao contrário da maioria, ela somente se concretiza com a autorização da pessoa a ser informada, e se a mesma não estiver interessada em receber informações, que desligue seu Bluetooth. Outra vantagem é custo, operadoras não cobram em cima deste serviço, pelo menos até hoje. Utilizando-se desses pontos positivos, estaria se iniciando uma nova geração no mundo das mídias alternativas, que deixariam o rótulo de incômodas de lado, e assumiriam a papel de Mídias Inteligentes.

Ações de Marketing utilizando-se da tecnologia Bluetooth vêm ganhando espaço por aqui. Em São Paulo, já é possível acontecer de você estar andando em um Shopping Center e receber uma mensagem com a foto de uma peça de roupa em promoção, numa loja de sua preferência. No Salão do Automóvel do ano passado, muitas pessoas passaram por essa experiência inovadora, Promoters de montadoras, usando dispositivo emissor de mensagens cobriram o evento com tecnologia. O Show da americana Fergie no via funchal em São Paulo também contou com um Toten da empresa Motorola, com uma tela de cristal líquido e um dispositivo Bluetooth enviando para as pessoas clipe da cantora do Black Eyed Peas, o diferencial desse Toten Interativo Bluetooth, é que o consumidor pode visualizar o conteúdo antes de baixá-lo, dando assim muito mais opção de esclha da pessoa.

A dica para nós, jovens, é portanto, manter nossos aparelhos de Bluetooth ligados, dando assim chance para este tipo de mídia crescer e tornar-se mais comum com o passar dos tempos.


Veja aqui vídeos sobre o Bluetooth Marketing.

CLIQUE AQUI para ver um vídeo explicativo sobre o Bluetooth Marketing.

CLIQUE AQUI para ver o Bluetooth como ferramenta de divulgação de um filme.

CLIQUE AQUI para ver o Toten Bluetooth no show da cantora Fergie.



3 comentários:

Hugo Viana disse...

E eu que achava que Bluetooth era dente azul! Tipo uma fada dos dentes do século 21.
:P

Pensa Aí disse...

tipo assim...
RIAN REDATOR =)

bjinhuss camis

Sandra Helena Rodrigues disse...

Parabens pelo texto e pela escolha do tema: TECNOLOGIA + COMUNICACAO = INOVAÇÂO! É isso ai!!!! Nós, profissionais da área de comunicação temos que observar as inovações tecnológicas e descobrir como propor ações de comunicação diferenciadas para esse mercado - hoje - tão diferenciado e multimidiático.
OBS: Vou assistir os videos e depois comento. PROFa. Sandra