Desde sua criação, a TV sofre alguns golpes - pequenos beliscões - ideológicos e tecnológicos. Assim aconteceu com o surgimento do controle remoto, na década de 80, onde o zapping foi anunciado como reflexo de um comportamento humano cada vez mais disperso, que ignoraria as informações comerciais com um simples clique. Mais tarde, ainda a dispersão também foi tema para profundos debates, junto da proliferação de canais altamente segmentados provenientes da TV a cabo.
Como não poderia deixar de ser, o mesmo acontece hoje em dia, enquanto a internet passa a entrar definitivamente nos lares dos cidadãos. O sinal tocou ao pipocarem os primeiros dados afirmando que a população de alguns países passam mais tempo na frente do computador do que da telinha, sem contar os resultados de pesquisas que mostram o poder de influência da "mídia tradicional" diminuindo diante dos blogs de nichos de mercado e da opinião de terceiros nas redes sociais virtuais. Os anunciantes americanos já perceberam isso: em recente pesquisa realizada pela Association of National Advertisers e Forrester Research, 62% afirmaram estar incrédulos quanto à eficiência dos reclames veiculados na TV atualmente.
Apesar de tudo, o poder que ela tem como veículo de comunicação *crível e global ainda é inquestionável e a mesma pesquisa que bate também assopra ao apontar algumas luzes no fim do túnel. 87% desses mesmos anunciantes acreditam no branded entertainment como solução para os problemas de dispersão e 45% querem experimentar as possibilidades comerciais da televisão interativa.
Além disso, a internet que outrora foi vilã pode ser aquela que vai dar uma mãozinha na manutenção dos grandes *conglomerados midiáticos. Os anunciantes estão dispostos a encarar essa nova roupagem mais conectada da TV: 65% deles querem testar publicidade em programas de TV on-line, ao mesmo tempo em que 55% se interessam em inserir publicidade em video *on demand.
Ou seja, para a TV, para as mídias tidas como tradicionais e para tudo no universo, continua valendo a regra: nada se perde, tudo se transforma.
*crivel- acreditavel
*conglomerado- Composto de materiais heterogêneos ou de várias fontes.
*on demand contra apresentação.
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Um comentário:
Pensa aIII, mesmo!!!
Os dados da pesquisa posicionam o que sera a nova realidade da TV: uma TV multimidiatica.
Interação + Intreterimento = TV 100% digital
Como vc mesma mostra, 87% desses mesmos anunciantes acreditam no branded entertainment como solução para os problemas de dispersão e 45% querem experimentar as possibilidades comerciais da televisão interativa.
Devemos como profissionais de comunicacao, ficar ANTENADOS a esses novso perfils de consumidores e nos PREPARARMOS para identificar solucoes de comunicacao digital para nossos anunciantes e consumidores.
As nossas trilhas de conhecimento da comunicacao digital na nossa disciplina já é focada nesse novo cenario que esta por vir.
Bjs
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